BLOG

VEJA AS NOVIDADES DA COMUNICAÇÃO DIGITAL

voltar

Segurança da Informação

Por que você deveria usar backup cloud?

Publicado em 27/04/2017 - Fonte: http://www.ingrammicrocloud.com.br

Backup é como contratar um seguro: você nunca espera utilizar, mas se um dia precisar, ele estará lá para ajudar a resolver seus problemas com o mínimo de dor de cabeça! Em geral, boa parte das empresas brasileiras (principalmente as de menor porte) não dá muita importância para criar cópias de seguranças. Na verdade, só se lembram disso quando perdem alguma informação.

Porém, com as companhias cada vez mais dependentes da TI, é de extrema importância utilizar algum serviço de proteção que garanta a continuidade dos negócios no caso de algum contratempo ou de surgir a necessidade de reestabelecer operações frente a uma parada inesperada.

Vamos considerar um exemplo extremo: imagine um sistema de banco de dados rodando sobre uma máquina virtual em algum provedor de IaaS (Infrastructure as a Service). Podemos admitir que essa solução cloud possui alta disponibilidade e, eventualmente, até recuperação de desastres.

Entretanto, este sistema não está imune a interferências humanas. Logo, se alguém apagar acidentalmente algum registro ou parte dessa base de dados, apenas uma solução de backup pode “voltar no tempo” e recuperar a informação perdida. O mesmo contexto serve para danos causados por vírus ou ataques cibernéticos.

Soluções de backup em nuvem têm vantagens adicionais sobre ferramentas físicas, pois permitem que a informação seja recuperada em qualquer lugar do planeta, a qualquer momento, por qualquer pessoa autorizada, bastando para isso uma conexão com a internet.

Além disso, no modelo cloud, o cliente não precisa se preocupar com a deterioração da mídia física ou com o seu armazenamento, muito menos com configurações RAID de hard drives, que podem tornar a tarefa de backup e recuperação lenta e complicada.

A alta disponibilidade já está prevista no contexto de nuvem e o modelo como serviço garante que o cliente não precise contratar um plano inicial com espaço superdimensionado. Isso porque, esse espaço pode crescer conforme a demanda e o usuário só pagará pelo montante efetivamente utilizado a cada mês.

Por ser na nuvem, ainda, a solução incorpora uma característica intrínseca a este tipo de solução: é elástica. Ou seja, se, no mês seguinte, se o cliente tiver uma necessidade de backup menor, ele poderá utilizar menos espaço e pagar menos por isso.

Tem-se diversos serviços de Backup Cloud, que pode ser contratado, basicamente, em dois tipos de assinaturas, conforme a necessidade do cliente final: backup por espaço (pacotes de 10, 50, 100, 250, 350, 500, 750GB, 1 TB e ilimitado, cobrado conforme o uso), e backup de usuários do Microsoft Office 365 (com storage de 1GB, 5GB ou ilimitado, cobrado conforme o uso).

A modalidade de pagamento é mensal e, a partir da contratação, a revenda ou o cliente final terá acesso a um painel de controle totalmente em português, com interface intuitiva, que lhe permitirá configurar os backups de servidores físicos inteiros, máquinas virtuais, desktops de usuários ou pastas específicas.

O modelo de cobrança de soluções em nuvem é como um serviço mensal, com a característica inerente de elasticidade. Entre em contato conosco!

imagens
Dê sua opinião