Serviços

Licenciamento de Software

Licenças Microsoft

O serviço de Licenciamento de Software da NETINSTRUMENTS tem como objetivo auxiliar as empresas em novas aquisições de software.

Quando o software não é licenciado de forma correta, o usuário final acaba sendo lesado duplamente, pois mesmo adquirindo o produto, continua sujeito à sanções legais. O mesmo ocorre quando ele adquire de forma correta, mas viola uma das limitações de uso do produto.

Software é propriedade intelectual, a “Licença” é o direito legal de instalar, utilizar, acessar, rodar ou de qualquer forma interagir direta ou indiretamente com o software, seja em um servidor, estação ou rede de computadores. Os direitos de uso do software são controlados pelos termos de licenciamento.

Exemplos:
Em licencimento por caixa FPP, pré-instalado OEM, os direitos de uso são controlados pelo EULA (End User License Agreement).
Em licenciamento por volume, Open License, Select ou EA, são controlados pelo PUR (Product Use Rights), onde provê os direitos de uso para uma licença específica dentro dos programas de licenciamento por volume.

TIPOS DE LICENCIAMENTO MICROSOFT

OEM – Original Equipment Manufacter (Pré-Instalados)
Ajuda a garantir que todos os sistemas de computadores contenham software instalado de forma adequada e que seja licenciado legalmente.
A forma mais econômica de se adquirir o sistema operacional Windows sempre será através das licenças OEM e COEM.
Você pode licenciar produtos através dos Softwares Pré-Instalados em um PC novo (OEM), como os sistemas operacionais do Windows, que já vêm instalados de fábrica quando você compra um PC, mas não podendo ser reinstalado em outro PC.

FPP – Full Packaged Product (Em Caixinha)
A licença FPP é indicada para clientes que adquiriram um ou mais PCs sem o Windows pré-instalado (máquinas sem sistema operacional ou, por exemplo, com Linux) ou desejam fazer a atualização da versão do Windows original.
Caixas físicas, embaladas do produto licenciado que podem ser compradas em uma revenda autorizada Microsoft, para ser instalado em um PC que ainda não possua um sistema operacional Windows original, permite reintalação em outro PC, acompanha manual, mídia em CD e Contrato de licença de usuário final (EULA).

LICENCIAMENTO POR VOLUME

O Microsoft Open é um programa de Licenciamento por Volume para pequenas e médias empresas de 5 a 250 estações de trabalho. Este programa oferece uma maneira simples, flexível e acessível para estas organizações adquirirem a tecnologia Microsoft mais recente, atendendo suas necessidades e procedimentos de compra.Segue abaixo detalhes do programa de licenciamento por volume Open.

OPEN LICENSE
Ideal para organizações que querem pagar pelas licenças de software conforme elas se fazem necessárias. Esta opção ajuda a proporcionar à sua organização a flexibilidade para crescer junto com as suas necessidades de negócios.
Com o Open License, sua empresa pode economizar em preços estimados do varejo fazendo um pedido inicial de cinco ou mais licenças ou uma licença de servidor. Podem combinar qualquer conjunto de produtos Microsoft para qualificar para o mínimo de cinco licenças.
O Software Assurance poderá ser adquirido opcionalmente, junto com as licenças Open License.

Os benefícios do Open License incluem:

Um número mínimo de compra de apenas 5 licenças.
Descontos sobre o preço de varejo do software.
Uma única transação, para que você possa pagar no momento da compra do software.
Os direitos de criação e implantação de uma imagem padronizada em múltiplas máquinas, e os direitos de transferência de licenças uma máquina para outra.
A habilidade para obter licenças de diversos locais através de um canal de revendedores no mundo inteiro.
A habilidade para acompanhar e gerenciar licenças usando ferramentas online.
Acesso ao Microsoft Software Assurance, um programa aprimorado de manutenção que o ajuda a tirar o máximo proveito de seus investimentos em software.
Um número único de autorização e identificação que pode ser compartilhado com organizações afiliadas qualificadas.

Get Genuine Solutions (GGS)
Se o objetivo é regularizar software Windows não original (software falsificado, pirateado ou com erro de licenciamento), licenciar máquinas sem Windows original pré-instalado ou mesmo com Linux, para quantidades maiores que 5 unidades, a licença correta é GGS (Contrato Open) – mais econômica que a licença FPP.

OPEN VALUE
O Microsoft Open Value foi desenvolvido especificamente para pequenas e médias empresas que queiram simplificar o gerenciamento de licenças e melhorar o controle de seus custos e investimentos. O Open Value oferece as vantagem do Software Assurance, programa de manutenção melhorado que o ajuda a ter o melhor do seus softwares em cada fase do ciclo de vida. Acesso a benefícios especiais como treinamento, planejamento de instalações, upgrade de softwares e suporte a produtos que ajudam a aumentar a produtividade de toda a organização.

Opção Open Value Company-wide (opção para toda a empresa)
Com a opção Company-wide, sua organização poderá receber os direitos de execução do software enquanto for necessário (permanente). Essa opção gera economia significativa e fornecer uma previsão dos custos para a tecnologia Microsoft com pagamentos parcelados em 3 anos. A padronização ajuda a aumentar a segurança, reduzir custos de suporte e permite soluções para toda a empresa que requerem a mesma plataforma.

Os benefícios incluem:

A contagem de seus desktops qualificados no início do contrato para determinar seus pagamentos anuais.
Receber descontos adicionais para as licenças de padronização.
Pagar um valor por licença de desktop adicionados ao final do mês da instalação.
Parcelar os custos durante os anos restantes.
Adicionar softwares a qualquer momento e pagar por eles ao final do mês da instalação.
Transfira licenças OEM para seu contrato Open Value comprando Software Assurance.

Opção Open Value Non–Company-wide
Com a opção Non–Company-wide, você pode licenciar softwares em uma parte de suas estações de trabalho ou servidores e gerenciar seus custos de software pagando por sua licença em pagamentos parcelados em 3 anos. Se você precisa de licenças de servidores, ou apenas para alguns desktops, você pode optar por este tipo de contrato.

Opção Open Value Subscription (Assinatura)
Com a opção Subscription, você pode optar por pagar um único preço para cada estação de trabalho (mínimo de cinco estações de trabalho) para implantar a tecnologia Microsoft como a tecnologia padrão em toda a organização, assim como na opção Company-wide. A opção Subscription oferece a sua organização os direitos de execução dos softwares em toda a empresa durante a vigência do contrato com a Microsoft.

SOFTWARE ASSURANCE

O Microsoft Software Assurance é uma oferta de manutenção que ajuda sua organização a aproveitar todas as vantagens dos softwares Microsoft através de diversos benefícios. Do planejamento da implementação, passando pelo treinamento da equipe e suporte de produtos até as atualizações de softwares, o Software Assurance o ajuda a aumentar a produtividade de seus funcionário, acelerar o desempenho organizacional, e obter retorno sobre o investimento mais rapidamente.
Os benefícios do Software Assurance ajudam a oferecer suporte na medida que você planeja, implementa, utiliza, mantém e faz a transição para outras soluções de software. Com o

Software Assurance, você pode:
Ficar atualizado: Os benefícios do Software Assurance o ajudam a se manter atualizado com os cenários de TI em constante alteração.
Gerenciar custos e a produtividade operacional: Você seleciona os benefícios e acrescenta valor à sua organização, para que você possa fazer orçamentos mais previsíveis, gerenciar custos, e melhorar a produtividade operacional.
Aumentar a produtividade: Com o suporte telefônico disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, além do suporte via web disponível durante o horário comercial, sua equipe de TI pode lidar rapidamente com os problemas mais críticos e minimizar o tempo de indisponibilidade dos serviços.
Você pode escolher obter o Software Assurance no momento da compra de sua licença por volume e começar a utilizá-los imediatamente até o final do período de sua licença.

LICENCIAMENTO DE CALs (Client Access License)

Todos os computadores de sua rede local precisam de uma licença de uso, para cada servidor, é necessário possuir uma licença de uso de servidor e para os desktops é preciso adquirir uma CAL (Client Access License), ou Licença de Uso da Estação. Há também o termo CML (Configuration Management License), que é equivalente a uma CAL.
Uma CAL não é um produto, e sim um documento legal que dá ao usuário o direito de acessar os serviços do software servidor. Veja a seguir qual é a modalidade de licenciamento que melhor se ajusta às necessidades da sua empresa.

CAL device, por dispositivo ou estação
Com o licenciamento por dispositivo, cada computador ou estação que acessa os recursos de um software de servidor precisa de uma CAL, independentemente da quantidade de servidores existentes em sua rede. Mais recomendado para clientes com perfil de usuários de trabalhos rotativos, turnos, escalas e de uso comum das estação de trabalho, por exemplo, em áreas de telemarketing, televendas, help-desk, etc.

CAL user, por usuário
Com o licenciamento por usuário, a licença de uso do software servidor fornece também as CALs para todos os usuários de usa rede. O número de licenças do software servidor que precisa ser adquirido é equivalente à quantidade de usuários que a máquina servidor possui. Mais recomendado para clientes com perfil de usuários de multi-acessos, seja via desktops, notebooks, PDAs, redes externas/internas, wireless, seja em casa, no trabalho, no hotel, em viagem, etc.

Terminal Services (atual Remote Desktop Services – RDS)

A funcionalidade de Terminal Services no Windows Server, permite que você execute remotamente aplicativos em um servidor com base em Windows, a partir de uma ampla variedade de dispositivos sobre virtualmente qualquer tipo de conexão de rede.
O modelo de licenciamento do Windows Server, requer uma licença de servidor para cada cópia de software do servidor instalado. A funcionalidade de Terminal Services está incluída na licença do Windows Server.
Além de uma licença do servidor, para cada licença de Terminal Services, requer uma Licença de Acesso (CAL) incremental. Uma sessão do Windows é definida como uma sessão durante a qual o software do servidor hospeda uma interface gráfica do usuário em um dispositivo. Para sessões do Windows, uma TS CAL é necessária para cada usuário ou dispositivo.

Dois tipos de Licenças de Acesso para Cliente do Terminal Services estão disponíveis:

Terminal Services CAL Device, permite um dispositivo (usado por qualquer usuário) para conduzir Sessões do Windows em qualquer um de seus servidores.
Terminal Services CAL User, permite um usuário (usando qualquer dispositivo) para conduzir Sessões do Windows em qualquer um de seus servidores.

Você pode escolher utilizar uma combinação de TS CALs de Dispositivo e TS CALs de Usuário simultaneamente com o software do servidor.

CENTRAL DE LICENÇAS (VLSC)

Essa ferramenta online facilita sua empresa no gerenciamento de contratos do Microsoft Volume Licensing, produtos licenciados para download e acesso à chaves de licença de versão, tudo em um só lugar. O Volume Licensing Service Center (VLSC) ajuda você a economizar tempo respondendo as perguntas sobre o processo de Volume Licensing, para que você possa se concentrar em gerar mais vendas e fechar mais negócios.
Desenvolvido em resposta direta aos comentários do cliente, o VLSC permite gerenciar facilmente seus contratos e produtos do Microsoft Volume Licensing. Projetado para negócios de pequenos e médio porte, o VLSC fornece uma interface simples, além de poderosos recursos para ajudar a reduzir o gasto em tarefas administrativas relacionadas a licenciamento.