BLOG

VEJA AS NOVIDADES DA COMUNICAÇÃO DIGITAL

voltar

Cloud Computing

Prós e contras de utilizar serviços de cloud brokers

Publicado em 07/04/2015 - Fonte: http://www.infoworld.com

Objetivo dos chamados CSBs é ajudá-lo a gerir o seu mix de nuvens públicas e privadas, mas as suas capacidades variam muito.
Não olhe agora, mas o mercado de broker de serviços de nuvem (CSB) nos Estados Unidos vai crescer de 225.4 milhões de dólares em 2013 para 2 bilhões de dólares em 2018, crescimento de 55,3 por cento ao ano. Já o mercado global de CSB vai crescer de 1,6 bilhão de dólares em 2013 para 10,5 bilhões dólares em 2018, crescimento de 46,2 por cento ao ano, de acordo com a MarketsandMarkets.

Lido com CSBs cada vez mais, a medida que a quantidade de empresas se deslocando para abordagens multicloud cresce. Outro fator é o aumento da prestação de serviços em nuvem para o resto da empresa, que leva à necessidade de formas automatizadas de gestão desses serviços.

Em geral, os operadores privados são destinados a fornecer tecnologia que garanta a interoperabilidade de serviços de nuvem pública e privada, bem como fornecer uma gestão comum, governança e serviços de segurança (em alguns casos).

Embora a maioria das empresas olhe para a capacidade dos operadores privados para selecionar automaticamente os serviços ou uma seleção de serviços, CSBs podem fazer muito mais:

1 – Eles fornecem uma seleção automatizada dos serviços certos de nuvem que devem fornecer o melhor desempenho, confiabilidade e eficiência de custos.

2 – Eles oferecem serviços de gestão, incluindo a capacidade de auto serviços e auto provisionamento de nuvens, bem como a capacidade de analisar os serviços em termos de desempenho e até mesmo cuidar da governança dos serviços utilizando políticas estabelecidas junto com os clientes.

3 – Eles oferecem a possibilidade de apresentar relatórios sobre a utilização dos serviços em nuvem, para entender quem está fornecendo a melhor relação preço/desempenho, e quanto os usuários devem pagar pelos serviços, tanto showback quanto chargeback.

Cada provedor CSB tem sua própria abordagem do que um CSB é e faz. É preciso conhecer detalhadamente as principais capacidades dos candidatos ao serviço antes de se comprometer com um deles. Não conheço dois que façam as mesmas coisas, e muito menos da mesma maneira. Como resultado, as empresas que querem um CSB na frente e no centro de sua estratégia de computação em nuvem estão lutando para descobrir exatamente o que precisam.

Essa falta de coerência é frustrante. É fácil definir um caso de negócio. No entanto, não é fácil mapear isso para os provedores.

Apesar das diferenças entre o que cada um oferece, CSBs têm claramente uma grande quantidade de valor, se você souber usá-los de forma adequada: o fornecimento de um mecanismo comum para acessar os serviços de computação em nuvem públicas e privadas, garantindo que esses serviços tenham uma boa relação custo/benefício e entreguem conforme o esperado.

Espero que alguns padrões CSB surjam; ajudaria a indústria ganhar mais tração. Eu sei que este espaço vai mudar muito nos próximos anos, por isso a seleção de hoje pode não ser a melhor amanhã. Escolha com cuidado, e seja capaz de mudar sua abordagem CSB no futuro.

imagens
Dê sua opinião